domingo, 2 de maio de 2010

Wilson Barbosa Martins, ex-governador de Mato Grosso do Sul e ex-Senador da República, lançará ao público "Janela da História", seu livro de memórias

Aos 92 anos, Wilson Barbosa Martins, que governou o Estado por duas vezes, lançara ao público o seu livro de memórias, intitulado “Janela da História”.

O evento ocorrerá no Rádio Clube, em Campo Grande, nesta quinta feira, às 19,30. horas,

No dia 4, o livro foi apresentado à imprensa em entrevista coletiva, com a presença do ex-governador, no Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul.

Formado em Direito, Wilson Martins se destacou no cenário político estadual e nacional. Em 1958, ele foi eleito prefeito de Campo Grande. Cinco anos depois, ele se elegeu deputado federal. Reeleito para a Câmara dos Deputados, o ex-governador ajudou a criar o MDB (Movimento Democrático Brasileiro). O tempo era de ditadura militar, e o político foi cassado, pois o partido defendia a redemocratização.

Anistiado, Wilson Martins voltou ao cenário político, tendo sido eleito, em 1982, quando foi eleito governador de Mato Grosso do Sul, o qual assumiu em 1983.

Aqui, cabe um parêntese: Nas exposições agro-pecuárias, foram realizadas em Campo Grande no seu governo, memoráveis edições especiais da Revista Brasil Oeste, numa delas, o autor deste blog aparece na capa da Revista, ao lado do Dr. Wilson Barbosa Martins.

Atingido pelo A-1, em 1964, por suas atividades políticas em Aquidauana, o então Capitão Edson Nogueira Paim foi, mais tarde, honrado com a companhia do Dr. Wilson Barbosa Martins na galeria das vítimas do governo discricionário e, sempre que, do Rio de Janeiro, se dirigia a Mato Grosso do Sul, o visitava, em seu escritório.

Afortunadamente, em uma dessas visitas, ao chegar ao escritório, ele disse:
Paim, estou de saída, vou à Justiça Eleitoral, tirar o meu novo título de eleitor. Você quer ir comigo?

Assim fomos, a pé. Lá lhe solicitaram cópia da carteira de identidade, tendo o autor deste Blog se oferecido para procurarar um local para tirar a fotocópia, enquanto ele ficou esperando.

Consumada a inscrição, voltamos para o escritório, após a honra de tornado a única testemunha do primeiro ato do retôrno às suas vitoriosas atividades políticas.

Depois de governar o Estado, o Dr. Wilson Barbosa Martins venceu a eleição para o Senado Federal.

Ele foi reeleito para o governo do Estado em 1994 e encerrou a carreira política em 1998.

Nenhum comentário: