quarta-feira, 4 de maio de 2016

De graça, curso de idiomas está com pré-matrículas abertas

Quem está procurando uma oportunidade de se capacitar e aprender um novo idioma, o Centro Estadual de Línguas e Libras Professor Fernando Peralta Silva está com a pré-matrícula aberta. Sem custo nenhum para os alunos, o centro oferece aulas de libras, inglês, espanhol, francês, italiano e alemão. São cerca de 1,2 mil vagas disponíveis.
Diretora do centro, Márcia Proescholdt Wilhelms, de 51 anos, explica que as vagas ao para qualquer pessoas que tenha interesse em estudar. Contudo, o interessado, que não for estudante da rede pública de ensino, precisa ter terminado o ensino médio.
Ela pontua ainda que há preferencia para alunos de escolas públicas e bolsistas de escolas particulares. Mas os demais alunos também têm vez. “Temos foco nos alunos da rede pública e nos professores, mas depois de preenchermos a vaga com eles, o que sobra fica para a comunidade em geral”, explica.
O curso de inglês, por exemplo, tem as vagas preenchidas praticamente com estudantes e professores, já os demais cursos, sempre tem vaga para a comunidade. “A procura do inglês é maior, por isso já preenche logo. Mas os demais cursos tem muita gente de fora que faz”. Diz.
Outra característica que ela percebeu nos cursos, é que os alunos terminam um e começam outro. “A gente libera apenas um curo por aluno, mas observamos que muitas voltam a se inscrever. Tem aluno que fez inglês no passado e agora faz espanhol, francês, alemão”, conta.
O músico Matheus Pereira Castro Alves dos Santos, de 18 anos, integra esse grupo. No ano passado ele se formou em inglês e agora cursa alemão. “Gostei muito do curso. Me formei no ano passado e já estou fazendo outra língua. Acredito que o curso cumpriu seu papel. Cheguei duvidando se conseguiria sair falando bem. Entendendo bastante coisa”, diz.
Quem também está fazendo o segundo curso é o guia de turismo Elio Roque da Silva, de 66 anos. “Fiz inglês e comecei o francês. Os cursos são bons. O inglês foi feito o básico, acho que deve ter uma sequência: intermediário, avançado. Mas ajudou bem. É importante porque ensina a gente a falar pelo menos o básico para se comunicar”, afirma.
Os cursos são de 360 horas, divididos em módulos de 60 horas. O estudante não pode ter mais de 25% de falta, senão é desligado e precisa ter média mínima de 7. Não há custo de material. Os livros de inglês e espanhol são da Rede Estadual de Ensino e dado aos alunos. Já os demais cursos, os livros são emprestados e devem ser devolvidos ao final do curso.
Quem quiser se inscrever é só acessar o site www.matriculadigital.ms.gov.br ou www.sed.ms.gov.br (ícone de matricula) e fazer a pré-inscrição. Quem fizer este passo tem que comparecer no Centro Estadual de Línguas e Libras Professor Fernando Peralta Silva, entre os dias 16 e 19 de maio, para confirmar a matrícula, com os documentos exigidos.
No dia 20 de maio haverá prova de nivelamento e no dia 27 sai o resultado dos aprovados. Mais informações ligue 3314-1231 / 1232 / 1244. O centro está localizado na Avenida Tiradentes, n. 20, Bairro Amambai.
Midiamax

Postado por: Ygor Mendes Iavdosciac

Nenhum comentário: