quarta-feira, 29 de abril de 2009

Campo Grande (MS): Resultado de exame sobre suspeita de gripe sai à tarde

O resultado do primeiro exame sobre o caso suspeito de gripe suína em Campo Grande deve sair na tarde desta quarta-feira. De acordo com o diretor da vigilância em saúde da SES (Secretaria Estadual de Saúde), Eugênio Barros, o exame deve apontar se a paciente tem influenza, vírus causador da gripe.

Caso seja confirmada gripe, a amostra segue para São Paulo para identificar o tipo de vírus. “Hoje não vai definir se é gripe suína. E se a amostra for para São Paulo serão mais seis a oito dias para saber o resultado”, esclarece Barros.

Na Capital, uma mulher, que passou pelo México ao retornar dos Estados Unidos, apresentou sintomas. Ela foi atendida no posto de saúde do bairro Guanandi, na última segunda-feira. Amostra de secreção da garganta foi coletada para exame. Por enquanto, a paciente está em casa, em isolamento e usando máscara.

Ontem, foi definido que o HU (Hospital Universitário) será o hospital de referência se houver casos de gripe suína. “O HU é horizontal, tem condições de ter uma porta de entrada independente. A Santa Casa vai ficar reservada aos acontecimentos diários da cidade”, afirma o secretário municipal de Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

Os primeiros casos da doença foram detectados no México e, atualmente, há casos em 9 países. A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. A transmissão ocorre da mesma forma que a gripe comum: por via aérea, de pessoa para pessoa, por meio de espirros e tosse.

Os sintomas em humanos são parecidos com os da gripe comum e incluem febre acima de 39°C, falta de apetite e tosse. Algumas pessoas com a gripe suína também relataram ter apresentado catarro, dor de garganta, náusea, vômito e diarréia forte.

CG News

Nenhum comentário: