segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Sem estrelas, Teruel lança '13 planos' para turbinar campanha


Midiamax

Com 13 compromissos, o deputado estadual Pedro Teruel quer esquentar a campanha de candidato do PT à prefeitura de Campo Grande. O plano de governo do petista foi lançado ontem em ato no diretório regional que reuniu cerca de 60 militantes e nenhuma estrela de primeira grandeza do partido, como o senador Delcídio do Amaral, o ex-governador Zeca, os deputados federais Antônio Carlos Biffi e Vander Loubet.

Teruel se fez acompanhar do candidato a vice, Moacir Abreu, do PCdoB, do presidente do diretório estadual, deputado Amarildo Cruz e dos vereadores Marcos Alex e Thaís Helena, presidente do diretório municipal.

Foram notadas também as ausências dos deputados estaduais Pedro Kemp e Paulo Duarte no evento. Amarildo Cruz justificou com o argumento de incompatibilidade de agendas. "Todos estão firmes com o Teruel, só que estão cuidando de outras candidaturas pelo Estado. Eu mesmo cheguei esta madrugada do interior", disse.

“A partir de agora a campanha vai esquentar. Tenho as propostas para debater com a população, extraídas das minhas caminhadas e visitas na periferia da cidade”, disse Teruel, ressaltando que já na próxima semana espera subir nas pesquisas de intenção de votos. “Quando se tem os compromissos já definidos, fica bem mais fácil mostrar aquilo que o PT quer para Campo Grande”, disse Teruel.

Para a presidente do diretório municipal do PT, vereador Thaís Helena, a definição desses compromissos manteve a tradição do partido. “A campanha vai começar de fato é agora. O PT sempre priorizou por definir suas metas administrativas para depois sair às ruas e defendê-las junto a sociedade. O Teruel tem razão. A campanha agora vai esquentar”, disse Thaís Helena.

Problemas

Ao apresentar o programa, Teruel lembrou que Campo Gande, apesar de toda beleza que ostenta, chegou ao século XXI com muitos problemas das grandes cidades brasileiras. “A saúde pública é retrato do descaso com o ser humanbo e exige medidas urgentes”, disse o candidato petista, lembrando ter visitado o Posto de Saúde das Moreninhas durante uma madrugada.

“A violência avança e o trânsito está cada vez pior. No entorno da cidade, as famílias mais pobres sofrem com as desigualdades sociais”, disse, reafirmando que os compromissos foram estabelecidos a partir de reuniões com moradores de várias regiões da cidade.

13 Compromissos

No primeiro item, Teruel cita “Cidade da geração de empregos e renda” e manifesta a intenção de implantar o Programa de Geração de Emprego e Qualificação Profissional, criando redes de cooperação entre micro, pequenas e médias empresas geradoras de emprego. Quer profissionalizar o turismo e implantar o Banco do Povo Municipal.

No segundo item, Teruel aborda a “Cidade do Desenvolvimento Econômico”, enfatizando investimentos no turismo de evento, fomento da agricultura familiar para a criação do cinturão verde e a expansão dos pólos empresariais e industriais em diferentes regiões, além de incentivar a implantação do comércio popular nos bairros.

No terceiro item, Teruel aborda as questões da saúde pública, sugerindo elevar de 27% para 70% a cobertura do atendimento do Programa Saúde da Família, assim como a implantação de farmácias populares, descentralização no atendimento com a construção de mais três CEM (Centros de Especialidades Médicas). Também sugere a implantação do serviço de internação domiciliar e a implantação da Central de Regulação Regional, como forma de organizar a demanda de pacientes do interior.

O quarto compromisso sugerido por Pedro Teruel sugere “Transporte de qualidade e trânsito seguro”, a partir do reordenamento da malha viária, criando vias estruturais e exclusivas para o tráfego de ônibus expresso, a exemplo de Curitiba. Teruel também quer aumentar a frota de ônibus e criar a Secretaria Municipal da Cidade, integrando as políticas de desenvolvimento urbano e política ambiental.

Asfalto 100% de qualidade é o quinto compromisso do candidato petista, que deseja implantar um arrojado programa de asfaltamento dos bairros e promete acabar com a taxa de asfalto nos bairros pobres.

O sexto compromisso é com a inclusão social, com Teruel sugerindo a implantação da Bolsa-Escola e o Segurança Alimentar municipais, além de ampliar a rede de proteção aosical ao cidadão, expandindo a oferta dos CRAS (Centros de Referência Especializados de Assistência Social).

No sétimo ítem, Teruel fala em criar a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, com implantação da Guarda Municipal Motorizada nos bairros e ampliação do policiamento escolar.

No item seguinte, o candidato sugere criar o Conselho Municipal da Cidade e construir uma ‘cidade policêntrica’, oferecendo serviços públicos e privados em várias regiões. Fala em urbanização e regularização fundiárias de áreas ocupadas e a implantação da Agenda 21 local.

No nono item, o candidato do PT sugere a implantação da Universidade de Campo Grande, a expansão de escolas técnicas e a criação de incubadoras científico-tecnológicas em todas as regiões da Capital.

Com o tema Cidade Participativa, no item 10 Teruel enfatiza o Orçamento Participativo e a criação de sub-prefeituras e a implantação do Programa Prefeito Presente, para junto com os secretários despachar periodicamente nos bairros e distritos.

Para modernizar a administração, Teruel quer criar a Ouvidoria Municipal e o Programa Saúde do Trabalhador e a Escola de Gestão Pública Municipal.

No décimo segundo item, o candidato fala em valorização dos profissionais da Educação, na implantação do Bolsa Universitária Municipal e no Cursinho Popular noturno na Reme (Rede Municipal de Ensino).

Por fim, no décimo terceiro compromisso Teruel aborda a cultura, o esporte e o lazer, sugerindo a implantação de caravanas culturais, nova Biblioteca Municipal e a destinação de 1% do orçamento para o Fundo Municipal da Cultura. Quanto ao esporte, sugere transformar as escolas em pólos-culturais e esportivos nos fins de semana.

Nenhum comentário: