| Comentários(1) |
João Garrigó |
Apóstolo Valdomiro, líder da Igreja Mundial, fala aos presentes, no Parque Ayrton Senna. |
A estimativa foi feita pela Ciptran (Companhia Independente de Polícia Militar de Trânsito). A maior parte das pessoas ficou próxima ao palco para escutar as palavras do apóstolo.
Muitos dos que foram ao parque buscam orações e milagres e conheciam o apóstolo da televisão.
Várias pessoas subiram ao palco para relatar a cura de doenças. A maior parte dos presentes era de idosos e crianças.
Regina Dourado Brandao, 59 anos, dona de casa, conhecia o apóstolo da televisão: “Eu vim buscar o milagre de cura, libertação e das finanças”, conta.
Os organizadores esperavam de 80 a 100 mil pessoas. A grande movimentação de pessoas, que foram de ônibus, carro ou mesmo a pé até o parque, também atraiu vários vendedores ambulantes. Paulo Silva, 19 anos, é acadêmico de fisioterapia e faz parte da comunidade evangélica. Ele ajudava o pessoal da sua igreja a vender garrafas de água e foi prestigiar: “O povo precisa de Deus, olha a multidão de pessoas. Ouvindo a palavra”, comemora.
Vários ônibus fretados levaram as pessoas até o parque. Uma viatura do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) atendeu quatro pessoas que tiveram crise de pressão alta, devido a emoção do evento, e tiveram de ser encaminhados ao posto de saúde. Outros sete tiveram atendimento no local, pelo mesmo motivo. Os médicos disseram que havia muito hipertensos no local.
Relatos - Um dos presentes contou que o filho, um bebê, estava doente e o médico havia pedido para desligar o aparelho que o mantinha vivo. Quando foram desligar, o bebê respirou novamente. Ao final do depoimento, a platéia veio abaixo com lágrimas e palmas.
Paulo Macedo, 55 anos, autônomo, levou a mãe para receber a benção do Apóstolo. Ele mora no bairro São Jorge da Lagoa, próximo ao parque. Levou a irmã e o sobrinho para esperar pelo milagre para a mãe, que é cadeirante.
Um casal assistia a pregação e contaram que foram buscar a palavra de Deus, para que "Ele" cuide de suas vidas.
Carlos Alberto Gomes, 64, disse que levou banquinhos para que ele e a esposa ficassem confortáveis na multidão a espera da benção. “Todos vão sair sarados daqui”, clamou.
Apóstolo – Valdomiro Santiago, 45 anos, apareceu hoje no parque de chapéu e com entusiasmo contagiante.
Ele começou a carreira na Igreja Universal do Reino de Deus, onde pregou por mais de 20 anos. Em 1998, após problemas com a liderança da igreja, resolveu sair e fundar sua congregação: A Igreja Mundial do Poder de Deus.
Absorveu vários membros da Igreja Universal de Sorocaba, sua base, e hoje tem 1.400 templos espalhados pelo Brasil. Adepto da “Teologia da prosperidade”, as duas igrejas pregam que os verdadeiramente fiéis a Deus devem desfrutar de uma excelente situação na área financeira e na saúde.
Não se tem estatística confiável sobre o número de membros, mas os templos surgem e se espalham nos centros urbanos, repetindo o que aconteceu com duas outras gigantes neopentecostais: a Universal, surgida em 1977 e que tem como líder supremo o bispo Edir Macedo; e a Igreja Internacional da Graça de Deus, fundada em 1980, como dissidência da primeira e liderada pelo “missionário” R.R Soares.
Em 2003, Valdomiro foi detido pela polícia de Sorocaba por levar em seu carro uma escopeta, duas carabinas e munição. Ele disse que iria caçar.
No dia 11 de março, a PRF (Polícia Rodoviária Federal) prendeu três pastores da igreja Mundial no Estado com sete fuzis, que seriam encaminhados para o Rio de Janeiro. Segundo a PRF, o armamento tinha como destino o morro do Martins. No mesmo lugar eles realizavam cultos à comunidade. As armas foram compradas em Corumbá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário