sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Campo Grande (MS): Teruel será o 1º "prefeitável" a aparecer na propaganda


Fernanda Mathias e Paulo Fernandes
Minamar Junior
Sorteio de ordem de veiculação das propagandas eletorais foi na manhã desta sexta-feira no Fórum Eleitoral

Foi definida nesta manhã no Fórum Eleitoral, em Campo Grande, a ordem de propagandas dos candidatos e coligações na televisão e rádio. A propaganda eleitoral começa no dia 19, com os candidatos a vereador. Já os "prefeitáveis" aparecerão no dia seguinte, na seguinte ordem: coligação Lula e a Força do Povo, do candidato Pedro Teruel, seguida do PSTU, de Suel Ferranti, coligação Campo Grande Cada Vez Melhor, de Nelson Trad Filho, depois vem o PSOL, de Henrique Martine e por fim PMN, de Iara Costa.

A definição foi por sorteio. Também foram divulgadas as regras e proibições, dentre elas a manutenção de veto às gravações fora de estúdio e com efeitos especiais. As regras estão todas contidas em uma portaria assinada hoje pelo juiz Luiz Carlos de Souza Athaíde, da 35ª Zona Eleitoral. Durante o sorteio estiveram presentes Suel Ferranti, Iara Costa e representantes dos outros três candidatos.

Em relação aos candidatos a vereador a ordem é a seguinte: PSOL, Campo Grande Cada vez Melhor 3, Com Lula e a Força do Povo, Campo Grande Cada vez Melhor 1, Campo Grande Cada Vez melhor 2, PSTU, Campo Grade Cada vez Melhor 4 e PMN.

A propaganda eleitoral começa no dia 19 de agosto com a seguinte divisão (para rádio e televisão): às 2ª,4ª e 6ª serão veiculadas as propagandas eleitorais gratuitas dos candidatos a prefeito. Às 3ª, 5ª e sábado é a vez dos candidatos a vereador.

Na televisão a veiculação será em dois horários: de 12 às 12h30 e de 19h30 às 20 horas. No rádio será sempre de 6 às 16h30 e de 11 às 11h30. Estão desobrigadas da veiculação as televisões por assinatura, a TV Assembléia, a TV Câmara e os canais universitários.

Ficam vedadas tomadas externas para s propagandas, desenhos animados e mensagens que ataquem outros candidatos.

Quanto às inserções gratuitas, os canais têm de reservar 30 minutos diários ao longo da programação para as inserções de até 60 segundos. Elas deverão ser veiculadas entre 8 horas e meia-noite nas emissoras de rádio e televisão, durante toda a semana, incluindo sábados e domingos.

A portaria que disciplina propagandas e inserções também adotou regras prevendo a possibilidade de 2º turno. Se houver, as veiculações começam 48 horas após a proclamação dos resultados e vão até o dia 24 de outubro.

Serão dois períodos diários de 20 minutos cada aos candidatos, inclusive aos domingos, sendo no rádio uma veiculação às 6 e outra 11 horas e nas televisões iniciando-se ao meio-dia e depois às 19h20. É obrigatório que as propagandas tenham linguagem de sinais ou legenda.

Campo Grande News

Nenhum comentário: